A Teoria estabelece que Adel é a reencarnação de Jupiter, explicando assim um dos mistérios mais conhecidos do Grand Chase: Onde está o irmão desaparecido de Edel?
Esta pergunta é feita ao fim da missão "Ateliê do Traidor" em Frosland (Continente tutorial da Edel no jogo antecessor e Ilha particular da Família Frost), quando o pintor Jonjalle de Greeda instiga Adel a abrir um portal para o Mundo dos Demônios. Assim que Edel chega ao cerne do problema, a passagem já havia sido fechada e o paradeiro de seu irmão acabou se tornando uma das muitas perguntas sem respostas até então.
A sequência oficial reconta vários acontecimentos do jogo antecessor, mas mantém os eventos em torno deste mistério e com o passar do tempo, acaba nos guiando para a resposta que ficou perdida muito tempo atrás. Esclarecendo de uma vez por todas onde está Adel e qual seu atual papel nos eventos atuais da franquia.
Tudo começa com os eventos do Mundo 7 (Vermecia), quando os membros da Grand Chase que não foram dispersados entre as dimensões na Torre da Extinção (Edel, Lin e Asin) estão a procura de uma maneira para reunir seus amigos desaparecidos. Eis que eles acabam se deparando com um problema maior que toma sua atenção: Uma pandemia de corrosão de almas que transforma os afetados em seres descontrolados.
Ao investigarem o ocorrido mais a fundo, os heróis conhecem uma estranha detetive chamada Io que estaria de alguma forma envolvida com este problema e alega também ter sido atacada por estes afetados. Disposta não só a descobrir o que estava ocorrendo, como também ajudar os demais personagens a soluciona-lo.
A personagem chama a atenção também por outro motivo tão pertinente quanto o que estava acontecendo nos reinos de Serdin e Canaban: Ela tinha uma intimidade com Edel tão grande mesmo que a Espadachim não fizesse ideia de quem ela fosse, além de curar o estigma em seu olho esquerdo. Um dos muitos vestígios deixados pelo ocorrido em sua família que deu origem a Maldição que afetou seus entes queridos e fez seu irmão mais velho desaparecer do mapa.
Gerando ainda mais perguntas do que tínhamos antes, Io acaba se tornando a percursora para o encaminhamento da teoria. Graças a diversas informações que a personagem trouxe consigo ao ser lançada como unidade SR jogável e sua participação neste e nos arcos seguintes.
Como Io conhecia Edel tão bem sem a espadachim fazer ideia de quem ela era?
A resposta para isto podia ser encontrada em seu próprio Prólogo - que também aparece em uma das cenas do Mundo 7 - quando a detetive celestial vigiava a mansão Frost e se encantou com Edel ainda pequena. E a mesma não se lembraria do anjo pois acreditava que ela era um passarinho (~~É a fofura suprema que se diz, não é?). Assim, uma das 4636930369389683 perguntas geradas até aqui teria sido respondida, ainda restando inúmeras que com o passar do tempo ficariam mais claras.
Qual a razão do fascínio de Io por Edel e de que forma isso estaria ligado ao seu objetivo em vigiar a Família Frost?
Esta informação - bem como outras - não estaria tão distante quando se pensava, podendo ser encontrada na própria história da personagem. O objetivo original da detetive era vigiar as ações do mal enquanto aguardava o retorno de seu mestre, mas sua atenção acabou se voltando a esta criança que cresceu além de suas expectativas. Já que a detetive se encantou com uma criança que tinha o mesmo rosto de seu mestre: Jupiter. Divindade a quem Io era subordinada assim como outros anjos, incluindo os mesmos que ela cita como Ganymedes, Europa e Calisto.
Por que Jupiter disse que iria retornar e o que necessariamente isso significa?
A resposta por muito tempo ficou apenas em uma suposição com base num dos quotes da Io, quando ela diz que Agnecia teria tomando a mesma decisão que seu mestre (~~Sim, ela sabe quem é!), sugerindo que Jupiter tenha optado por reencarnar. Já que Lin é canonicamente a reencarnação da deusa Agnecia e Io se refere a mesma como a divindade (Algo confirmado nos laços de Lin com Io).
A informação é constatada tanto em outras interações dos demais anjos já lançados quando comentam sobre este mundo estar fadado a ciclos de reencarnações quanto nos eventos do Mundo 10 (Floresta do Terror). Durante o Ato 34 (Portal de Terr) ao encontrarem Imperium, uma unidade de guerra que Veigas reconhece como um dos brinquedinhos de Jupiter, o surpreendendo por não acreditar que o soberano dos anjos ainda estava vivo. Já que de acordo com o mesmo: Ele deveria ter sido morto por Heitaros.
Essas duas informações se conectam e assim temos a primeira informação oficializada para dar andamento a teoria: Jupiter morreu pelas mãos do Deus Demônio e assim optou por reencarnar.
Mas em quem? ...
Eis que a resolução desta teoria tenta atar as pontas soltas e nos leva ao ponto principal: A ligação de Jupiter ter reencarnado com o desaparecimento de Adel e o envolvimento da família Frost neste núcleo.
Para começar, é necessário voltarmos um pouco nas primeiras informações que deram origem a este teorema. E novamente, encontramos isto em um dos quotes da Io: A mesma não fazia ideia que havia um irmão e irmã na Família Frost. Como seu conhecimento até aquele ponto era algo raso e ingênuo (Visto muitas vezes em interações vindouras envolvendo a personagem), ela poderia não fazer ideia de que irmãos gêmeos poderiam existir. Nos levando a crer que ela não sabia que Adel e Edel são irmãos gêmeos (Novamente, informação canônica desde o jogo antecessor). O que nos volta ao fascínio da personagem pela espadachim devido a similaridade com seu mestre e o simples fato de que não haveria alguém tão parecido com ela do que seu próprio irmão gêmeo.
Entretanto, até aquela época, não fazíamos ideia de como exatamente era Jupiter ou sequer qualquer outra informação que poderia apontá-lo como alguém da família Frost reencarnado (muito menos o irmão gêmeo da Edel). Isto até surgir o segundo anjo de Jupiter que prestou este esclarecimento ao ser lançada como unidade SR jogável: Europa.
A confirmação da aparência real da divindade dos anjos veio em seu prólogo quando o mesmo chama a Inquisidora Celestial de "Minha Lança", confirmando de uma vez por todas que este era ninguém menos que o próprio Soberano do Mundo Celestial quanto seu semblante lembrar e muito a própria Edel. Isto sem sombra de dúvidas era prova o suficiente para reviver a teoria e continuar na procura de mais informações que fossem lançadas para alcançar a verdade sobre este núcleo. Só aguardando conteúdos que, com certeza, trariam a tona o que faltava para canonizar a teoria (Ou ao menos deixa-la a poucos passos de ser oficializada).
E um destes pontos importantes chegou com a vinda da afinidade da Edel e as atualizações de laços que incluiram a relação dos anjos com Lapis: Uma entidade com energia demoníaca e divina que foi expulsa do Mundo Celestial.
Na afinidade da personagem, tivemos durante o capítulo 6 o embate entre ela e o pintor Jonjalle De Greeda, que admitiu ter instigado o primogênito dos Frosts á usar seu poder e assim abrir um portal para o Mundo dos Demônios. Questionado do porque disto, ele admite que só o fez por puro prazer e que havia sido incentivado por um Anjo de Asas pretas que o fez ter amor por demônios.
A afirmação do pintor mais tarde combinaria com a interação de Europa com Lapis, quando a Abaddon afirma que se não fosse por ela, Jupiter nunca teria sido encontrado. O que mais do que indica que a Flor do Caos teve sua parcela de envolvimento na reencarnação de Jupiter e principalmente no desaparecimento de Adel para o Mundo dos Demônios.
No capítulo 7, Edel cita o fato de estar triste por não ter ido ao Mundo dos Demônios junto com o restante da Grand Chase e assim procurar por pistas do paradeiro de seu irmão. Eis quando Io diz que definitivamente o mesmo não estaria mais no Mundo dos Demônios (Tentando disfarçar a informação como um simples "palpite de detetive"). O que levando em consideração a fraqueza de qualquer anjo que se preze em reter informações de Edel Frost (segundo a regra primordial dos anjos de Jupiter), ela estaria dizendo a verdade e assim confirmando de uma vez por todas que sabe onde o irmão da espadachim está e o que realmente houve com ele.
Reunindo todos estes fatos, chegamos a conclusão da Teoria onde Jupiter havia sido morto por Heitaros e assim reencarnou como o irmão de Edel. A razão dele optar por reencarnar e quais suas reais intenções com isto, ainda são um mistério a ser esclarecido.