A algum tempo atrás, foi noticiado que a desenvolvedora abriria uma sessão de Perguntas e Respostas, referente a opinião dos jogadores sobre a situação e futuro do jogo. A intenção era coletar feedback para a empresa tomar as decisões mais adequadas, principalmente na questão de balanceamento e anúncio de conteúdo (~~Ainda mais depois que o Ronan literalmente quebrou o meta do joguinho, rs).
Esta semana, a desenvolvedora postou o material em seu site oficial. Revelando não só a opinião dela quanto a questões corriqueiras que os jogadores tem, como também comentando planos futuros, incluindo atualizações, balanceamento de sistemas e principalmente detalhes sobre os próximos conteúdos do jogo para Março e Abril.
Na matéria original, o conteúdo foi dividido em 2 partes e separada em tópicos que vão de Personagens e Balanceamento até questões sobre farm de materiais e grind pro metagame. Muitos destes tópicos podem ser brevemente resumidos e reorganizados para melhor entendimento. Desta forma, em caso de uma interpretação correta ou mesmo adição de informação, será atualizado na matéria aqui do blog e informado aos leitores.
Lembrando, isto aqui pode ou não entrar dependendo do planejamento da desenvolvedora, principalmente após o feedback dos jogadores. Teremos uma confirmação oficial do que virá nos próximos dias até o próximo Calendário de Atualizações no dia 19/03.
Os jogadores expressaram seu descontentamento e preocupações referentes aos anúncios e lançamentos de novos conteúdos, em específico o hiato entre eles. Além de não haver o suficiente para se usar heróis bem evoluídos e pedirem o retorno de conteúdos antigos do jogo.
A empresa lamenta não ter feito esses lançamentos após a Fortaleza de Berkas, entendendo que o jogo atualmente sofre de dois principais problemas: Falta de conteúdos que promovam o crescimento constante até mesmo no endgame e que façam o jogador sentir mudanças enquanto joga-se casualmente (~~O que sugere que eles podem tomar alguma providência quanto a isso).
Ela também explicou que esses hiatos se devem a dificuldade em se criar conteúdos e por isso, acabam preenchendo este "meio-tempo" com eventos, mas até mesmo nisso começaram a ter uma certa dificuldade em elaborá-los. Assim sendo, estarão revisitando eventos antigos caso não desenvolvam algo novo a tempo. Anunciando uma nova missão-evento programada para Abril, e pro mesmo mês, o retorno da missão-evento Fuga de Calnat (~~Vulgo Tower Defense da Serdin) que tivemos 2 anos atrás.
Também foi falado a respeito dos Epílogos (Que deixaram de ser produzidos a partir do Mundo 8 - Península de Ellia). A empresa neste ponto não pensa em continuar desenvolvendo este modo, já que muitos usuários pararam nestes calabouços devido a exigir mais estratégia do que poder de batalha. Ficando defasados com o passar do tempo ao adicionar mais mundos e a partir do mundo 8, se tornando apenas lugares para conclusão de um arco na história.
Entretanto, nossa interpreta KOG declarou que vai ainda produzir alguns conteúdos aproveitando a ideia desses antigos calabouços. Anunciando Vulcanus (Chefe da antiga Fornalha Infernal) como novo chefe especial em uma dungeon que remeterá as saudosas Raids de mapa (~~E pra quem tá se perguntando o que uma coisa tem haver com a outra, os Epílogos antigamentes eram Raids!). Com seu lançamento programado ainda para este mês (Março).
No mesmo teor deste tipo de conversa, os jogadores também falaram sobre não fazer o menor sentido precisar ter os heróis evoluídos ao máximo para acompanhar a história, especialmente a partir do Mundo 8. Reclamando também sobre o ritmo lento de atualizações dos conteúdos referentes e pedirem para trazer mais aspectos da história do jogo antecessor.
A desenvolvedora concorda quanto a dificuldade e planeja para a próxima bateria de atualizações um nerf nos mundos 6 a 9 para que o jogador não desanime ou se estresse em acompanhar a história do jogo. E caso for necessário, modificar as missões de mapas para excluir as que forem estressantes aos jogadores (~~Tchau missão de matar boss em determinado tempo, nunca mais quero te ver!). Além de anunciar que o Mundo 10 (Programado para vir em Maio), também terá sua dificuldade menor que o meta exigido para o jogador acompanhar o progresso desse próximo arco.
Foi também comentando que quanto as atualizações dos Mundos, não há planos para reduzir o tempo de espera de uma atualização para outra, já que o período de ociosidade (6 meses) é ideal para que boa parte dos jogadores possam aproveitar os conteúdos que vem junto com um novo mundo (Cap de Laboratório, expedição, Level de Herói, etc...) com maior tranquilidade.
~~Reiterando aqui o que a própria KOG disse sobre essa questão. "Além da expansão de leveis. No mês seguinte ao lançamento do novo mundo vem Raid nova e um novo equipamento meta. O que seria ótimo para a história, mas péssimo para a saúde do jogo".
Por fim, a desenvolvedora comentou que sim, os períodos de atualizações de outros conteúdos que foquem na história (Como laços e Afinidade) podem ser mais curtos que o período atual (2 e 3 meses respectivamente), já que a demanda se tornou muito maior com a adição de novos personagens constantemente, revelando que a próxima afinidade deste mês será da Edel. (~~Só vem minha Capitã! Só vem!)
Também houve perguntas quanto a obtenção de recursos para o Selo da Alma (Soul Imprint). Questionando a empresa se há planos para redução de custo deste sistema e anteriores a ele (Despertar/Transcendência/Chaser), ressaltando que a situação atual cria uma cratera enorme entre jogadores novatos/retornantes e veteranos. Além do ciclo de atualizações parecer desproporcional a quantidade de materiais que o sistema exige para que o personagem evolua.
A KOG não só reconhece os problemas que surgiram com o novo sistema, como também admite que este é um dilema que vem se enfrentando antes mesmo do Selo da Alma sequer ser anunciado. Sendo a maior causa disto o quão defasada é a estrutura de evoluções de heróis e a exigência de recursos que estes necessitam.
A empresa comenta que acreditava que sistemas/eventos como o Chaser Boost UP e o Sistema de Jumping se tornariam uma porta de entrada para novatos/retornantes acompanharem o ciclo de atualizações, mas acabou que só foi algo momentâneo. Já que a estrutura atual de evolução é contínua e parece sempre algo bem longe de ser alcançado, enquanto a obtenção de recursos não tem um direcionamento devido que compense o tempo gasto no farm/recursos recebidos.
Para resolver este problema,
uma grande reformulação nessa estrutura está sendo planejada. Mas para
tal, se faz necessários vários testes e implementações sutis que demandam
tempo até a questão ser resolvida. Para que no fim os usuários possam evoluir
- principalmente o Chaser - de forma mais natural e progressiva. Sem data
prevista, mas começando pela modificação que entrará ainda em Março, onde será
possível desmanchar até 10 Shinys por semana para obter Cristais de
Chaser.
Mais detalhes quanto a essas modificações na
estrutura de evolução serão anunciadas futuramente.
Os jogadores também pediram para que haja melhoras na obtenção de recompensas como equipamentos, conjuntos de acessórios Nv. 6 da Arena e Relíquias. Comentando o quão desanimadora é a premiação para o tempo de jogo em cada modo. Também foi questionado se haverão modificações nestes dois últimos modos de jogo (Citados mais abaixo), e se há a possibilidade de adicionar um modo de repetição automática a ambos.
A desenvolvedora confirmou que vai haver aumentos na obtenção de materiais para equipamentos tanto em calabouços especiais quanto nas recompensas em eventos. Entretanto, não há o mesmo planejamento para premiações do Altar do Tempo e da Arena e nem de adicionar a função de repetição automática pelo primeiro ter vários problemas para ser implementado (Preferindo manter a forma de combate contínuo) e o segundo desvirtuar a proposta de ser um modo mais estratégico do que questão de Poder de Combate.
Medidas sugeridas/Problemas apontados pelos jogadores para a Arena e providências a serem tomadas:
- Botão 2x: Será adicionado.
- Basear o pareamento na media de Poder de Batalha dos três grupos: Até foi tentado (Inclusive basear o ranking como o do PVP), mas ocorreram vários problemas no processo. A desenvolvedora reconhece que isto é uma desvantagem para jogadores que não tem muitos heróis fortes e procurará outra solução para isto.
- Aleatoriedade dos acessórios obtidos ser melhorada: Uma solução será providenciada para reduzir o descontentamento.
Medidas sugeridas/Problemas apontados pelos jogadores para o Altar do Templo e providências a serem tomadas:
- Dificuldade na obtenção de Relíquias: A desenvolvedora diz que é intencional para que o modo seja orientado a negociação de relíquias (~~O que segundo eles, deveria ser um processo divertido [?]). Fazendo com que os usuários negociem seus itens tanto obtidos em calabouços quanto obtidos no Altar do Tempo.
- Aumento da probabilidade de refino de Relíquias: Não será ajustado já que para manter a atividade de troca de relíquias/recursos do Altar do tempo, se faz necessária a destruição do artefato em caso de falha de refino nos níveis mais altos. Evitando o problema do ano passado quando o nível máximo era +9 e foi necessário aumentar para +12 (Já que houveram muitas incidências de Relíquias no nível máximo em tão pouco tempo).
Também comentaram que planejavam uma Relíquia de Rank 4 (Para "resolver" o problema anterior junto ao aumento de nível máximo de refino), mas acredita que atualmente cada usuário já tenha uma certa dificuldade de obtê-las e que isto acabaria gerando mais problemas de farming. Sendo assim, não há planos de trazer um novo rank do artefato tão cedo.
Vários jogadores mostraram interesse em modificações nos chefes especiais. Especificamente a possibilidade de auto-summon nos dimensionais, abrir mais cedo o Chefe Mundial (Harkyon) e melhorias nos rankings da Fortaleza de Berkas.
Haverá mudanças consideráveis neste quesito, a primeira delas é que a Fortaleza de Berkas sofrerá mudanças ou nas rotações mensais ou nas regras do calabouço. Assim tornando o desafio mais divertido e a imersão menos desgastante.
Harkyon também abrirá mais cedo, para que assim os jogadores possam conferir seu progresso evolutivo e o aumento de dano no chefe.
Nos dois casos acima, a desenvolvedora quer modificar o ranking para que fique mais parecido ao de PVP.
E por fim, não haverá opção de auto-summon no chefe dimensional, pois isto o tornaria anti-cooperativo e este modo foi justamente orientado para contar com a ajuda de outros membros para derrotá-lo. Entretanto, haverá sim a possibilidade de invocar um novo ainda no calculo de ranking do anterior.
A reclamação sobre o desempenho de certos personagens comparados a outros (Especialmente aos novos) ser absurdamente melhor é nítida. Perguntando também sobre critérios e futuros balanceamentos além de dar aquela puxadinha de assunto sobre Gaian e Arsad e o Rollback que teve do Ronan.
A KOG esclarece que o planejamento de novos heróis e ajuste de antigos (Feita a cada 3 meses) leva em consideração o seu desempenho em relação a outros heróis do mesmo tipo e o seu principal uso após a atualização. Admitindo que cometeu um erro em testes de heróis como Tia, Nellia e Europa que as tornaram muito além do esperado em várias funções e desencorajaram os jogadores a investirem em outros personagens.
Logo, para resolver esse problema, os próximos heróis a serem lançados terão uma tarefa específica que se sobressairá mais, tendo mais cuidado no desenvolvimento dele. Também se atentando a futuros balanceamentos para que tanto os heróis novos quanto antigos tenham desempenho semelhante, focando-se ao direcionamento ao qual foi criado.
A KOG lembra aos jogadores que um herói mais recente vai ser mais forte que os já existentes em seu segmento. E isto é intencional.
Sobre casos de rollback de personagem, a desenvolvedora se preocupa se a medida pode ou não desagradar os usuários. Mas se for necessária em casos específicos como aconteceu com o Selo da Alma do Ronan, os jogadores serão informados com 2 semanas de antecedência para que não aconteça o mesmo como da última vez.
Já sobre Gaian e Arsad, a própria empresa não vê o desempenho deles equiparável a de um SR regular. Pois foram só criados por causa da falecida Biblia Claire. Sendo assim, não receberão conteúdos evolutivos como demais personagens do rank. (~~Em outras palavras, eles continuarão apenas como S's promovidos a SR).
Os jogadores aproveitaram para comentar sobre quererem um novo personagem que seja masculino e tenha sido apresentado no jogo antecessor. E também relatar sobre a dificuldade de se evoluir o nível de herói.
A desenvolvedora esclarece que a intenção de novos personagens eram ser apresentados antes de participarem da história, mas este método ao que parece desapontou os jogadores. Então o próximo personagem refletirá o pedido que fizeram.
Quanto ao problema de experiência, a desenvolvedora tentou resolver adicionando as novas poções de exp. de herói, mas ainda havia o detalhe quanto a se jogar em calabouços não apropriados ao nível de personagem. Este problema será resolvido ainda em Março.
Por fim, os jogadores comentaram como estão caros os avatares e se há a possibilidade da desenvolvedora reduzir o preço, ou pelo menos vendê-los separadamente. Além de indagar a respeito da qualidade nítida entre eles e o fato de que há personagens que recebem muitos em tão pouco tempo enquanto outros mal receberam um visual (~~Oi Werner).
Atendendo a pedidos, a desenvolvedora ainda em Março começará a vender pacotes de avatares e apenas a customização do personagem separadamente. E disse que tomará mais cuidado quanto a qualidade de artes, efeitos, sprites, etc...
Ela também expressa que vai haver uma seleção mais justa dos personagens a receberem um avatar, já que estes são escolhidos levando em conta a popularidade e o tema proposto. O que acaba fazendo certos personagens receberem mais customizações e outros menos ou nenhuma.
Vários pedidos referentes a Guilda foram sugeridas, ou melhor, suplicadas. Dentre elas mais funções administrativas para os painéis de guilda, novos níveis de chefe, novos conteúdos e um sistema de vaquinha para arrecadação de gemas.
A desenvolvedora explica que tem interesse em adicionar novos conteúdos que promovam a cooperação. Mas ainda estão decidindo se estes serão orientados aos membros ou de guilda para guilda. Ela alertou que cogitará a ideia de expandir os chefes de guilda se houverem incidências de mais guildas matando chefes do rank 23 e 24.
Também que as funções atuais do controle administrativo da guilda devem ser reformuladas e as sugestões dos usuários serão analisadas individualmente e implementadas sequencialmente. Entretanto, o sistema de mercenários foi tirado da prioridade no momento e não há uma previsão de quando possam estudar fazer alguma coisa com este. Apesar de estarem cientes de que poucos usuários a utilizam.
A desenvolvedora concorda com um sistema de armazenamento de gemas e irá estudar a possibilidade mais adiante.
Os jogadores contaram como são tediosas as batalhas no PVP por adversários muitas vezes terem a mesma formação, especialmente com o pareamento injusto e pessoas que abandonam o jogo sem tirar sua defesa. Além de ser complicado obter 30 vitórias semanais.
A quantidade de vitórias necessárias será reduzida para que não haja dificuldades em receber a premiação semanal.
KOG deixou claro que pretende melhorar o pareamento adicionando novas variáveis aos cálculos, mas não poderá fazer nada a respeito das formações de time escolhidas por achar algo perigoso. Também resolverá o problema das defesas de alto nível que não tem jogadores ativos (O que em tese haviam aplicado uma solução anterior, onde o jogador que não tivesse registros ativos da última temporada saia do ranking. Mas infelizmente acabava parando em ranks mais baixos).
Jogadores explicaram e pediram que várias mudanças possam ser feitas (~~Vou separar a pergunta e explicação diretamente para melhor entendimento).
Adicionem um meio de desligar/ligar as cutscenes de habilidades especiais:
Infelizmente não será possível. Já que a desenvolvedora até tentou fazer isto, mas isso exigiria mexer em vários aspectos como delay da habilidade, efeitos, etc... O que demandaria muito para ser feito.
Melhorem a eficiência do pacote de Energia:
Não há planos para mudanças. Já que o valor foi considerado igual ao do pacote passado.
Melhorem a descrição/informação do kit dos personagens como classificações de dano e habilidade, buffs durante a batalha e etc...
Há o entendimento de que estes e vários outros problemas são o que dificultam a melhor compreensão e direcionamento do personagem. Será providenciado uma solução para esta questão.
Probabilidades (Muitas questões a respeito)
Não há flutuação de probabilidades dependendo da situação ou condições. Sempre sendo as mesmas das informadas e calculadas dentro do jogo. Caso houver alguma mudança, serão noticiadas a público.