Faltam apenas poucos dias para a chegada de Decane na franquia, com lançamento simultâneo no Classic e no Mobile programados para o dia 18/01. A essa altura do campeonato é mais do que nítida que a vinda da personagem na sequência oficial seguindo estas condições se deve unico e exclusivamente ao lançamento na versão para computador. O que pode significar ou não que originalmente ela não estava prevista para vir exatamente agora ou até mesmo cogitada ser lançada no joguinho.
Mas se não fosse ela, quem seria a próxima unidade SR jogável?
Já faz um bom tempo desde o último artigo de teoria/curiosidade do site, onde eu tentei dar uma cantada em nossos leitores sobre Harrier poder ter sido planejada desde a Season 2. Recentemente me vi perguntando quem realmente poderia ser o próximo SR na galeria de jogáveis se Decane não tivesse sido anunciada. Já que em teoria não faria o menor sentido ela ser lançada,pelo menos agora, sem as modificações necessárias para encaixá-la em um lançamento simultaneo com o jogo irmão.
Como assim Norato?
Que a nossa querida desenvolvedora é insana das ideias na maior parte do tempo, isso ninguém discute. Mas ela segue rigorosamente um padrão em seus lançamentos e busca o respeitar acima de qualquer circunstância. Claro, a exceção neste ano foi justamente a Decane.
Esse padrão a que me refiro é que um personagem que já tenha aparecido como chefe dentro do jogo vai ser do mesmo tipo quando se tornar jogável. Desde a Nellia, passando pela Europa e caindo de cabeça na Ganimedes sempre foi desta forma e não faria sentido algum a desenvolvedora mudar o tipo de um personagem pré-estabelicido dentro de seu próprio jogo para encaixá-lo no lançamento da vez.
A regra não se aplica quando o personagem nunca apareceu como enfrentável e isto dar carta branca para a desenvolvedora moldá-lo da forma que quiser, o encaixando no cronograma da forma mais plaúsivel possível. Bem, nem sempre "plaúsivel" no dicionário da KOG vai concordar com o da opinião dos jogadores: A exemplo Harpe que é um espadachim do tipo 'Mago' e Myst que tinha tudo para ser um sacerdote ou mago ser do tipo 'Guardião'.
Decane como muitos se lembram é originalmente uma vilã e chefe do tipo 'Mago', e em suas três aparições dentro do enredo principal como enfrentável - Incluindo o fantasma de Cazeaje no Epílogo 7 (Torre das Memórias) - ela não muda em momento algum o seu tipo (~Só o elemento, mas como diria a mana Guigs, ela é a rainha dos atributos!)
Por ela ser um tipo mago, seu lançamento sendo desse mesmo tipo se tornaria inviável já que a nossa querida rata cinza - Ganimedes/Amalteia - é também do tipo Mago e foi a última personagem até então lançada na sequência. Como eu disse ali em cima, a desenvolvedora é insana das ideias, mas lançar dois magos seguidos seria loucura demais até pra ela!
E assim voltamos a pergunta inicial: Sem a influência do lançamento da personagem no Classic, quem realmente poderia ser o próximo SR?
A primeira resposta que vem a mente obviamente é Sol Credil, nosso husbando e inominável 2.0, que foi destaque no Arco 13 (Arquimidia) e é um personagem originalmente do tipo Guerreiro. Este que é um Demos, descendente dos remanescentes experimentos de Fermat em injetar energia demoníaca no corpo humano, teve grande importância e desenvolvimento no arco além de ter se unido oficialmente a Grand Chase a partir do Ato 42 (Ruínas de Calnat).
O requisito e visto para a galeria de jogáveis estavam mais do que preenchidos até surgir a ideia de lançarem Decane na franquia. Se não fosse por esse único detalhe, poderíamos o estar aguardando justamente para o dia 17/01 ou até mesmo para 10/01 no inicio deste patch.
Mas apesar de ser a escolha óbvia para o jogável de Janeiro, a vinda de Sol quebraria outro protocolo seguido a duras penas pela desenvolvedora: E este é o lançamento de atiradores no começo do ano. Uma tradição respeitada desde a chegada de Werner à franquia em 2019. Porém, se fossemos pôr na balança as consequências de Decane ser anunciada comparadas a de Sol, o peso penderia para o lado dos olhos da nova Waifu. Já que o nosso querido Demos quebra apenas uma regra, enquanto a primeira antagonista da franquia quebra três!
As que me refiro nesse contexto são as seguintes: A primeira é que Decane originalmente é um tipo mago e para encaixar no cronograma de lançamentos de Janeiro, o tipo dela está sendo alterado. Algo que como eu disse anteriomente, não tem o menor cabimento além do lançamento simultâneo na franquia.
A segunda seria a data de lançamento da personagem que será inserida no jogo em uma atualização na quarta-feira. Algo que - pelo menos desde a chegada da Lapis no jogo até onde me recordo - nunca aconteceu e qualquer conteúdo automático é ativado na terça-feira.
E a terceira e mais importante é que Decane não está chegando com qualquer outro conteúdo relevante como foi com vários personagens anteriormente desde o Selo da Alma. O que sugere que toda a atenção da vez vai para ela em respeito ao marketing pesado que a KOG andou fazendo nas últimas semanas. Reiterando a minha afirmação: Decane quebrou 3 paradigmas da desenvolvedora só com o seu lançamento em prol de 1 que seria destruído com a chegada de Sol como jogável.
Entretanto, é importante lembrar que desde o Mundo 10 (Floresta do Terror), sempre há o lançamento de pelo menos 2 personagens jogáveis antes do próximo arco. E necessariamente são um personagem que já apareceu na história - independente de estarem ativos/vivos ou não - e um exclusivo do arco atual.
Minha tabelinha pra quem não pescou ainda ~~
Mundo 10: Harpe/Calisto
Mundo 11: Ragna/Cindy
Mundo 12: Myst/Ganimedes
Mundo 13: Decane/Sol[?]
Nota do autor: Deixei em negrito os personagens exclusivos de cada arco ativo em sua época ~~
Bem, nada impediria a desenvolvedora adiar o Sol para respeitar a tradição, porém mantendo um pouco a sensatez no lançamento e trazendo um personagem que originalmente fosse do tipo atirador ou mesmo não tivesse a função definida como jogável. Podendo ser até mesmo o Kyle em sua versão SR como ocorreu à Cindy na mudança de Rank (~~Apesar de eu ainda defender veemente que o espadachim em sua troca de classe vai ser do tipo guardião!).
"Ah, mas não faria sentido o Kyle ser outra classe que não guerreiro!" ~~Me expliquem o motivo da Decane ser atiradora que não o lançamento simultâneo com o Classic!
Contudo, a pergunta ainda se mantém para planos futuros, já que em meados de Junho/Julho teremos o anúncio do Mundo 14, trazendo o seu personagem exclusivo e a probabilidade de mais um lançamento de alguém que passou pelo enredo!
Uno é literalmente carta fora do próprio baralho, já que a KOG comprovou por A + B que o personagem pra vir pro mobile precisa ser lançado no Classic também. A menos que ele sofra um revamp que muitos pedem.